top of page

Bacia Hidrográfica do Rio Vaza Barris drena uma área total de 16.229 km², sendo que cerca de 84% está inserida no estado da Bahia e o restante (2.644,71 km²) no estado de Sergipe, correspondendo à aproximadamente 12,1 % da área do Estado.

O rio Vaza-Barris constitui seu curso d’água principal. Nasce no município de Uauá, na Bahia, percorrendo aproximadamente 410 km até desaguar próximo à cidade de Itaporanga d’Ajuda. No território baiano, seu regime geralmente se caracteriza como intermitente ou é perenizado por açudes existentes, como a barragem de Cocorobó.

A porção superior da bacia em território sergipano, por drenar terrenos cristalinos, apresentam altos teores de sais. Na altura do município de São Domingos, se observa uma melhoria na qualidade das águas subterrâneas que alimentam o escoamento do rio Vaza Barris, até que, entre o povoado de Jenipapo, no município de Lagarto, e a cidade de Itaporanga d’Ajuda, tornam-se de boa qualidade.

Os recursos hídricos superficiais da bacia são voltados principalmente para o atendimento das demandas de irrigação, notadamente na região do Agreste, aquicultura, desenvolvida no estuário da bacia, e abastecimento público.

 

bottom of page