GOVERNO DE SERGIPE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E AÇÕES CLIMÁTICAS - SEMAC
SITUAÇÃO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DE SERGIPE
A Situação Atual - 2022
Recursos Hídricos Superficiais - Qualidade / BACIA COSTEIRA DO RIO SAPUCAIA - BCSP
De acordo com a Tabela 1, a frequência das amostras coletadas na estação monitorada na Bacia Costeira Sapucaia (BCSP) apresentou IQA nas condições Ótima e Boa. Conforme Figura 1, o valor observado do IQA médio permite classificar como Boa, visto que, embora os valores para cada campanha foram 82, 83 e 72, ou seja, duas amostras classificadas como Ótima e apenas uma como Boa, respectivamente, a média obtida foi 79, indicando Boa qualidade de água.
Tabela 1 - Distribuição percentual do IQA por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
Figura 1 - IQA médio por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
Na Tabela 2 apresenta a média anual do IET em 2022. Constatou-se que 100% das amostras apresentaram condição Ultraoligotrófica, resultando na mesma classificação através do IET médio (Figura 2).
Tabela 2 - Distribuição percentual do IET por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
Figura 2 - IET médio por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022)
Observa-se na Figura 3, que dos parâmetros analisados que são contemplados na Resolução CONAMA n.º 357/2005, apenas três apresentaram resultados em desconformidade. A maior frequência de resultados desconformes ocorreu para o parâmetro Resíduos Sólidos Objetáveis. Apenas uma amostra dos parâmetros DBO5,20 e pH apresentou valores acima do estabelecido pela Resolução supracitada.
Figura 3 - Frequência de ocorrência de parâmetros fora dos limites estabelecidos na Resolução Conama n.º 357/2005 na BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
De acordo com a Classificação de Águas para Irrigação na BCSP, 100% das amostras foram classificadas como C1S1, as quais são águas consideradas boas para a prática da irrigação (Tabela 3). Consequentemente, a mesma classificação se manteve quando se considera a média (Figura 4).
Tabela 3 - Distribuição percentual da Classificação de águas para Irrigação por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
Figura 4 - Classificação de águas para Irrigação por UP da BCSP. Fonte: SEDURBS (2022).
De modo geral, a estação de monitoramento da BCSP apresenta boa qualidade de água para abastecimento público após tratamento, bem como podem ser usadas satisfatoriamente para irrigação da maioria das culturas e solos. Além disso, por ter sido classificada como Ultraoligotrófica, indicando produtividade muito baixa e concentrações insignificantes de nutrientes, não acarretam prejuízos aos usos da água.