top of page

Instrumentos Técnicos

Planos de Recursos Hídricos

Os Planos de Recursos Hídricos, elaborados para o Estado ou para bacias hidrográficas, buscam apresentar um diagnóstico e um prognóstico sobre os recursos hídricos, com estabelecimento de cenários e medidas a serem tomadas, programas a serem desenvolvidos, além de projetos a serem implantados para o atendimento das metas previstas.

Em 1998, o então Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, elaborou para a porção sergipana da bacia hidrográfica do rio São Francisco, os Planos Diretores de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos rios Curituba, Jacaré, Capivara, Campos Novos e dos rios Gararu, Salgado, Riacho Jacaré, Pilões, Betume e Outros, por meio da empresa de consultoria Hydros Engenharia e Planejamento LTDA.

Na sequência, em 2000, foi elaborado o primeiro estudo no âmbito estadual, através Japan International Cooperation Agency (JICA), intitulado The Study on Water Resources Development in the State of Sergipe in the Federative Republic of Brazil.

Em 2010, com o auxílio do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos – PROÁGUA Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA), foi elaborado pelo consórcio das empresas Projetec Projetos Técnicos Ltda e Techne Engenheiros Consultores Ltda, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), o qual se constituiu em um estudo mais amplo sobre os recursos hídricos de Sergipe.

Em 2015, as bacias hidrográficas dos rios Japaratuba, Sergipe e Piauí foram contempladas com seus Planos de Bacias, estudos detalhados de planejamento elaborados pela empresa COHIDRO – Consultoria Estudos Projetos.

Em relação ao principal manancial do Estado, foi aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco referente ao período 2016-2025.

 

bottom of page