GOVERNO DE SERGIPE
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E AÇÕES CLIMÁTICAS - SEMAC
SITUAÇÃO SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS DE SERGIPE
Para análise da situação atual dos recursos hídricos em Sergipe considerou-se apenas o uso da água autorizado pelo órgão gestor de recursos hídricos, através da outorga de direito de uso de recursos hídricos, outorga de lançamento de efluentes e usos de pouca expressão (menores do que 2,5m³/h).
Na disponibilidade não foram consideradas as transposições de bacias ou a água acumulada em reservatórios de barragens. Procurou-se assim estabelecer uma disponibilidade "natural" de cada Unidade de Planejamento, com base nos valores estimados no Plano Estadual de Recursos Hídricos (2010).
O total de recursos hídricos válidos (outorgas e usos de pouca expressão) autorizados pela SEDURBS, até 31 de dezembro de 2022, corresponde a 42.036,21m³/h, sendo 29.812,58m³/h (70,92%) captados a partir de mananciais superficiais e 12.223,63m³/h (29,08%) referente aos recursos hídricos subterrâneos.
A Figura 1 apresenta o balanço hídrico total (superficial e subterrâneo) para cada Unidade de Planejamento, calculado pela razão entre demanda e disponibilidade.
Figura 1 – Balanço hídrico total por Unidade de Planejamento.
Fonte: SEDURBS/SERHMA (2022).
Observa-se pela análise da Figura anterior que as sub-bacias do Agreste Central Sergipano, correspondentes às UPs Traíras, Jacarecica, Cotinguiba e Poxim, além das UPs Fundo, Piautinda, Alto Piauí e Japaratuba Mirim, apresentam um balanço hídrico desfavorável.
A distribução das autorizações de uso de recursos hídricos por bacia hidrográfica é apresentada nas Figuras 2 a 4.
Figura 2 – Vazão autorizada dos mananciais superficiais (m³/h) por uso em cada bacia hidrográfica de Sergipe.
Fonte: SEDURBS/SERHMA (2022).
Figura 3 – Vazão autorizada dos mananciais subterrâneos (m³/h) por uso em cada bacia hidrográfica de Sergipe.
Fonte: SEDURBS/SERHMA (2022).
Figura 4 – Percentagem da vazão autorizada por tipo de manancial em cada bacia hidrográfica de Sergipe.
Fonte: SEDURBS/SERHMA (2022).
Mensalmente, é elaborado o Boletim de Gestão, que apresenta a Situação dos Recursos Hídricos autorizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas – SEMAC, através da Diretoria de Recursos Hídricos – DRH. Aqui estão contabilizados as outorgas de direito de uso de recursos hídricos e os usos cadastrados de pouca expressão (vazões inferiores a 2,5m³/h).
Para apreciação dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Sergipe, Japaratuba e Piauí, os usos autorizados estão também discretizados para as unidades de planejamento componentes destas bacias.
Optou-se por apresentar esse Boletim na forma de um painel visual (dashboard) que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações sobre a utilização dos recursos hídricos autorizados em Sergipe, com indicadores e suas métricas.
Assim, pretende-se que esse recurso auxilie na compreensão global de áreas com elevada demanda e de eventuais conflitos pelo uso da água.
O Boletim de Gestão correspondente ao mês anterior ao atual pode ser obtido aqui.